No Carnaval de Vila de Rei, que decorreu no passado domingo, foram diversos os momentos em que cerca de 40 grupos e mais de 400 foliões deram a sua participação carnavalesca.
E é caso para dizer que se passou pelo bom, pelo mau e pelo que é costume em qualquer carnaval. Na realidade e na foto acima acabamos por ver um dos carros que mais trabalho terá dado a desenvolver, e apesar de aquilo que à primeira vista parece uma sátira à guerra, os próprios foliões fizeram questão de dizer que aquilo era a demonstração dos soldados da paz, que pretendiam espalhar a paz pelo mundo, ao contrário do que acontece na realidade. Acreditemos ou não, este grupo não venceu nenhum prémio, sem ser o de participação.
Aliás, foram distribuindo ao longo do corso de Carnaval pequenos balões em forma de pomba da paz, de forma a descrever isso mesmo.
Por outro lado, para além daquela que é uma profissão de perigo e que atualmente no concelho não existe, um dos grupos fez referência aos mineiros e à exploração mineira, pelo meio fizeram questão de relembrar um momento que virou meme devido à sua visão, o famoso meme que falamos é o "Fomos minadas".
A tradição foi algo que outro dos grupos trouxe ao corso carnavalesco de Vila de Rei, neste caso, podemos ver aquilo que era a indumentária e processo da farinha, na sua ida e escolha para os moinhos que ainda existem, a maior parte em ruínas, no concelho do interior de Portugal.
No caso da Fundação que ajuda pessoas com deficiência não seria de espantar, ano após ano desenvolverem e demonstrar a sua originalidade. Este ano, levaram o apicultor, a colmeia e os utentes como abelhas, relembrando aquilo que é algo que muito se faz no concelho que falamos nomeadamente da recolha do mel e tratamento das abelhas, que é o ser mais importante do planeta.
Por outro lado, aquilo que achamos que apesar do vencedor desta categoria ter sido merecido, achamos que o júri por vezes tem decisões que não se entendem. Senão vejamos, esta foliã, deve ter tido imenso trabalho para fazer o seu fato, e o que conseguimos ver é algo que podemos considerar que não tem prémio justo, porque é algo que tem um valor incalculável. Para além do excelente trabalho, podemos ver a referência à reciclagem.
Deixamos a nota que não estamos aqui a querer destacar ninguém em especial, não queremos dizer que uns grupos foram melhores que outros, cada um teve a sua maneira, mas a realidade é que existem por vezes coisas que vimos que merecem ser faladas e escritas, e este foi um dos casos.