Últimas

ABANDONADOS: "Fábricas Triunfo", por Francisco Almeida

 


Esta fábrica foi fundada em 1923 na baixa da cidade e foi uma das maiores fábricas em volume de negócios e uma das que mais empregou pessoas (+1000 trabalhadores).

Em 1938 houve um incêndio em que destruiu grande parte da fábrica. Reconstruiram depois em uma outra zona industrial duas: uma só para moagens e rações de animais (ao longo dos anos foram modificando para ficar mais completa, mas começaram logo com 18 silos com +30m de altura) e outra para bolachas, biscoitos, rebuçados e descasque de arroz.

Houve imensa gente que começou a trabalhar lá nos seus tenros 13 anos de idade.

Existia muita variedade de bolachas, desde a bolacha maria, Torrada, palitos champanhe e baunilha. Eram vendidas também a granel.

Uma das latas pesaria perto de 2/3kgs em folha de Flandres e tinha como imagem uma menina de caracóis loiros.

O R/C era o espaço onde embalavam as massas em forma de estrelinha, letrinhas e de pevide. De vez enquanto embalavam também línguas de gato e rebuçados.

Não consegui chegar à conclusão o porquê de ter fechado portas. Só sei que fechou em meados dos anos 90 e que poderia ter fechado por jogadas económicas do governo na época ou por causa de outras empresas da Europa como na Espanha que tinha produtos muito bons e mais baratos (o processo durou 1 ano).

Descobri também que conseguiram abrir empresa em Angola.

Muitas pessoas ainda se recordam destas fábricas com carinho e do som abafado das máquinas como também das amizades boas que ali fizeram.

Podem ver + fotos:

Vídeo das Fábricas Triunfo:


Com tecnologia do Blogger.