Últimas

VILA DE REI: Assembleia Municipal decorreu esta manhã

 


Na manhã desta terça-feira, 24 de fevereiro, decorreu no Auditório Municipal de Vila de Rei a Assembleia Municipal com 15 pontos de ordem do dia.

Antes da ordem do dia foi aprovado 1 minuto de silêncio em homenagem ao antigo presidente de Câmara, Manuel Mendes e ao vilarregense/sardoalente e escritor, Francisco António. Ambos falecidos recentemente.

Ainda antes da ordem do dia, o deputado municipal Carlos Araújo (PS) pediu explicação sobre o ponto de situação do heliporto, ao qual o Presidente do Município, Ricardo Aires respondeu que era um tema que já tinha sido falado na última assembleia, mas voltou a falar que o projeto atual foi aprovado no entanto ainda com algumas lacunas, na opinião do executivo e que têm de ser verificadas.

Por outro lado o Presidente da Assembleia, Paulo Brito questionou sobre a seca extrema que Portugal atravessa, e Ricardo Aires respondeu que era pública a sua opinião, mas que no entanto era algo que o governo de Portugal devia ter previsto e que acabou por não atuar a tempo, e que espera que dentro dos possíveis o verão não seja afetado pela seca, pois é fundamental o turismo. Aproveitando ainda para pedir a todos como já tinha feito que poupem o máximo de água possível. 

Já no ponto onde se falava num pedido de instalação de uma estação meteorológica de medição de vento, o deputado Miguel Jerónimo (PS) disse que ia votar contra devido à natureza do seu trabalho, estando o mesmo ligado ao ambientalismo.

No que toca à 1ª grande revisão do orçamento o mesmo deputado questionou o porquê de não se fazer apenas uma revisão em vez de se andar com várias como em 2021 aconteceu, desta feita Ricardo Aires (PSD) respondeu dizendo que sendo um concelho pequeno e com baixo orçamento era o ideal irem sendo feitas revisões por diversos motivos, e que preferiam enquanto executivo ir fazendo algo assim e real, que algo que não fosse real e que depois não pudesse ser cumprido.

Houve ainda tempo para se falar das questões das zonas de floresta paisagística e de toda a floresta, onde se deu a conhecer a quem ainda não sabia os vários locais onde serão implementados estes projetos florestais.

Questionou ainda a deputada Diana Lucas (PS) sobre se o Município tinha aproveitado o voucher referente à instalação da Wifi4EU, neste ponto o vice-presidente Paulo César Luís (PSD) respondeu que tinha sido usado o voucher e ainda mais perfazendo um total de cerca de 30 mil euros e indicou ainda os locais onde está implementado todo este projeto WiFi.

Ricardo Aires, presidente do Município deu ainda a conhecer que vai ser aumentada a taxa referente à água devido à entidade ligada ao Ministério do Ambiente estar a pressionar para que o valor da mesma seja revisto, devido a diversos pontos que o Município tem de cumprir. De recordar que este concelho é dos 5 com o valor mais baixo a nível da água em Portugal.

Sobre este tema da água, o deputado Carlos Araújo (PS) questionou qual o valor de água perdida, ao qual Ricardo Aires (PSD) respondeu que era de cerca de 31% em 2021, havendo sempre uma margem.

O deputado Hélder Antunes (PSD) teve ainda intervenções, onde numa das mesmas falou que tal como o presidente do Município, Ricardo Aires, era de acordo em que se fizessem várias revisões do orçamento ao longo do ano de forma a tudo ser mais realista e transparente.

Foi também abordado pela deputada Carla Sarmento (PSD) que se mostrou satisfeita por todas as IPSS do concelho ou quase todas terem mostrado interesse na parte social e onde todas ou quase todas apresentaram candidaturas para aumentos nas suas instalações.

Por parte do público presente ninguém pretendeu intervir no final, sendo assim dada por encerrada a Assembleia Municipal.

Com tecnologia do Blogger.