Últimas

VILA DE REI: Reunião de Câmara descentralizada decorreu na Fundada a 21 de novembro

 


No passado dia 21 de novembro, decorreu a primeira reunião de Câmara descentralizada deste executivo municipal, tendo a mesma decorrido na sala de reuniões da Junta de Freguesia da Fundada e contando com quatro pessoas presentes no público.


Antes da ordem do dia, o presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César Luis, pediu para que fosse aprovado e feito um minuto de silêncio em memória do antigo deputado municipal e empresário vilarregense, Carlos Vicente, que havia falecido naquela semana.


Ainda antes da ordem do dia, o vereador Miguel Silva, fez questão de informar todo o executivo e público presente de que até à data em questão na época de verão existiam 9 mil 549 dormidas, um aumento de 8% relativamente ao mesmo período do ano de 2024. O presidente Paulo César Luis, aproveitou ainda para comunicar que está a ser feito o levantamento dos estragos da depressão Cláudia, bem como tendo sido resolvidas várias situações desta intempérie, nomeadamente em Várzeas.


A reunião do executivo contou com quatro pontos na ordem do dia, tendo sido todos aprovados de forma unânime. Sendo o ponto quatro para informar que está prolongado o prazo de candidaturas para o programa onde está incluída a Casa Xavier, que tem como objetivo, ser uma unidade hoteleira.


Aquando da intervenção dedicada ao público, Lurdes Ferreira, questionou o executivo relativamente a existir falta de pressão de água nas torneiras em algumas aldeias do concelho, aproveitando ainda para questionar como está a situação das zonas cinzentas no que toca às telecomunicações e internet que tinham sido apresentadas na sessão do Plano de Desenvolvimento do Interior.


Paulo César Luis, respondeu a estas questões dizendo saber da situação de uma aldeia que está a ter pouca pressão devido a uma manutenção que se encontra a ser feita nas bombas que transportam a água para as torneiras dos vilarregenses, fez ainda questão de dizer que para muitos casos por vezes a questão não está na rede de abastecimento de água, mas sim na canalização que as pessoas têm em sua casa que por vezes está a ficar degradada com o tempo, mas que o ideal é as pessoas verem todas as hipóteses para que se resolva e se saiba o motivo. Relativamente ao tema das zonas cinzentas de telecomunicações e internet, referiu que tal como o estudo do Plano de Desenvolvimento do Interior apresentou, está a ser desenvolvido melhorias na internet banda larga e fibra para locais de baixa densidade, bem como se acredita segundo este estudo que as operadoras vão começar a fazer melhorias no ano de 2026. Referiu ainda que existe plano de uma operadora para colocar uma antena de sinal junto da aldeia de Palhota.

Com tecnologia do Blogger.