Últimas

VILA DE REI. Concelho recebeu simulacro nacional ‘A Terra Treme’

 


No dia 5 de novembro, pelas 11h05, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promoveu o exercício público “A Terra Treme”, com o objetivo de sensibilizar a população para os riscos dos sismos.

O Comando Sub-Regional da Beira Baixa escolheu Vila de Rei para desenvolver um conjunto de atividades que envolveram a comunidade local e o Agrupamento de Escolas.

Pelas 09h30, foi inaugurada uma exposição estática de equipamentos de proteção e socorro, que ficou patente ao longo de todo o dia no Parque de Feiras de Vila de Rei. De seguida, pelas 10h00, o Auditório Municipal de Vila de Rei recebeu a palestra ‘Os Sismos e a Adoção de Medidas de Autoproteção’.

Pelas 11h05, teve então lugar o simulacro ‘A Terra Treme’, no edifício dos Paços do Concelho e na Escola Básica e Secundária de Vila de Rei. Durante um minuto, todos foram orientados a seguir três passos fundamentais em caso de sismo: baixar, proteger e aguardar, práticas essenciais para garantir a segurança antes, durante e após o tremor de terra. De seguida, todos os intervenientes foram evacuados para um local seguro, onde tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma demonstração por parte dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei.

Esta iniciativa em Vila de Rei contou com a presença do 2º Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, José Neves, da Força Especial de Proteção Civil, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, do Serviço Municipal de Proteção Civil, da GNR, dos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei e da equipa de Sapadores Florestais.

O Vice-Presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César Luís, esteve igualmente presente na iniciativa e destacou a importância de “toda a comunidade estar preparada e saber quais os comportamentos a adotar em caso de sismo, podendo fazer a diferença para salvar vidas. Foi com enorme prazer que recebemos em Vila de Rei este conjunto de atividades por parte do Comando Sub-Regional da Beira Baixa, que foram seguramente muito úteis para todos os que nelas tiveram oportunidade de participar.”

Este exercício é parte de um conjunto de ações anuais promovidas pela ANEPC, que visam aumentar a resiliência das comunidades e promover a educação e prevenção em situações de risco.

GALERIA DE FOTOS

Com tecnologia do Blogger.