Últimas

ENTREVISTA: Pedro Farinha sobre o evento solidário "Passeio de Motos de Pais Natal"

Fotografia de Pedro Farinha

Decorreu neste domingo, 18 de dezembro, o primeiro Passeio de motos de Pais Natal no concelho de Vila de Rei. Como a Olhares TV tem como um dos objetivos demonstrar o que acontece no interior de Portugal, fizemos uma entrevista escrita ao Pedro Farinha, organizador do evento.

OTV - Pedro antes demais obrigado por aceitar esta entrevista escrita para a Olhares TV. Gostava de questionar como surgiu esta ideia de se fazer este ano em Vila de Rei um passeio de motos com todos os participantes vestidos de Pai Natal?

PF - Em primeiro lugar, fico muito agradecido por esta vossa solicitação, pois significa que conseguimos chamar a atenção da imprensa local … e em nome de todos os participantes, apoios, ajudantes e intervenientes deste evento, fico antecipadamente agradecido pela vossa atenção dispensada sobre esta entrevista escrita.

Esta ideia nasceu assim:

Á cerca de 3 meses, sendo eu um “FreeLancer” na área do Desporto Aventura e promotor turístico no concelho de Vila de Rei, fui convidado a participar em uma reunião sobre o Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico no Concelho de Vila de Rei.

Um dos assuntos abordados nesta reunião foi de, tentar arranjar estratégias, de forma a dinamizar o Turismo no Interior, fora da época alta (Verão).

Em Junho deste ano… e depois de uma conversa entre amigos, surgiu uma ideia que foi debatida e ponderada, ficando decidido avançar e criar um Moto Clube, destinado a participar e organizar eventos, de e para, todo o tipo de utilizadores de motos, motinhas e motões, e que depois de algumas sugestões, ficou decidido por unanimidade usar o nome de: Motards do Centro de Portugal.

Para não estar a criar mais uma “nova” associação, decidimos criar um Núcleo Recreativo, na já existente, Associação Recreativa, Cultural e Desportiva do Aivado, sendo esta, a sede deste Moto Clube.

Sabemos que já existe uma Associação em Vila de Rei que organiza eventos para motos e que também eu faço parte como sócio fundador, A Associação dos Esganados T.T. e que dedica os seus passeios a utilizadores de motos de todo o terreno, aliás.. está já aí á porta, o 14º Passeio TT no próximo dia 14 de Janeiro de 2023, que tenho a certeza que será também motivo de uma excelente noticia.

No entanto, para os restantes tipos de utilizadores, que tem motos com uma utilização diferente, não existia já a algum tempo, eventos de convívio e foi assim e por essa razão que decidimos avançar com esta ideia.

Desde a fundação deste Moto Clube (Junho), só tínhamos ainda participado em outros eventos: Encontro da EN 244, Passeio de motos clássicas em Mação, Passeio das “Chapas Amarelas”, etc..

 E foi assim que nasceu esta ideia, vamos organizar um Passeio Solidário Natalício em Vila de Rei, mas esta ideia não é original.., pois já existe a nível Nacional, de norte a sul do país, eventos deste tipo destinado aos Pais e Mães Natais Motards, mas que nunca tinha sido feito em Vila de Rei, Centro de Portugal. Peguei um pouco nessa ideia e adaptei á minha experiencia como organizador de eventos.

OTV - Falamos de quanto tempo de preparação para este evento, desde o momento que surgiu a ideia até ao final do mesmo?

PF - Em termos de tempo, foi bastante curto para preparar este nosso primeiro evento, pois tive de preparar vários temas e algumas ideias foram surgindo ao longo da preparação:

Primeiro, tivemos de agendar uma data que não colidisse com outro tipo de eventos, para isso tivemos de contactar a autarquia de Vila de Rei que faz a gestão deste tipo de atividades, inicialmente contactei o gabinete de Turismo que me reencaminhou para os responsáveis, que depois de informar o que pretendíamos, foram bastante recetivos a esta nossa ideia e que nos apoiou desde o inicio da mesma.

Contactamos também o responsável da Junta de Freguesia de Vila de Rei que foi uma mais-valia para com este evento, que assim que foi informado da nossa intenção, motivou-nos e ajudou-nos de uma forma impressionante para alcançar o objetivo.

Depois de definir o objetivo do evento, para quem se destina, quem nos poderia apoiar, procedimentos legais, cartas, ofícios, pedidos, logística necessária, pedidos de parecer das entidades reguladoras, criação de cartaz, meios de divulgação, etc… a ideia começou a ganhar forma, entrou em movimento e em contagem decrescente.

Mas isto dá bastante trabalho, não só a burocracia envolvente, mas todo o processo do “antes, durante e depois”, só o fator do tempo (meteorologia) foi uma dor de cabeça, pessoalmente não sou muito de rezar, mas acho que S. Pedro ouviu as nossas “orações” e ajudou um bocadinho.

OTV - Existem já em Portugal vários passeios de Pais Natal, o que torna o vosso diferente de todos os outros e o porquê deste sucesso que teve logo na primeira edição?

PF - Como disse um pouco acima, tenho a noção que existe “carradas” de passeios de Pais Natais Motards em Portugal de norte a sul, mas nunca tinha existido uma iniciativa destas no Centro de Portugal, nesse sentido fomos pioneiros, mas a grande “diferença” entre outros passeios deste género talvez esteja na razão pela qual nos destacámos.

Este não foi apenas um Passeio de Pais Natal, foi uma concentração, foi um convívio de pessoas que partilham vários gostos em comum, foi um evento de solidariedade Natalícia, (todos os participantes tinham de oferecer um brinquedo para crianças entre os 2 e os 12 anos), foi um evento recreativo onde os participantes através de coordenadas ficaram a conhecer várias localizações de empresas de restauração em Vila de Rei e onde tinham de provar enchidos e queijos locais provenientes de alguns patrocionadores, foi uma forma de poder contribuir e dinamizar o comércio local em Vila de Rei e apoiar as empresas que nos apoiaram, foi uma forma de trazer as cores do Natal às ruas de Vila de Rei e chamar a atenção da população em geral.

O sucesso deste evento deve-se, aos apoios solidários que conseguimos obter das várias entidades que nos apoiaram e nos deram força na organização deste evento, na solidariedade dos residentes e empresas do concelho de Vila de Rei, mas acima de tudo o sucesso deste evento deve-se aos participantes que fizeram a festa, aos ajudantes e colaboradores que nos ajudar a concretizar esta ideia, pois sem eles, nada disto teria sido possível. Eu gostaria de ter oportunidade de agradecer a todos pessoalmente, irei ter a oportunidade de o fazer no futuro, pois este evento é para se manter e melhorar.

Fotografia de Pedro Farinha

OTV - Estamos a falar de quantos participantes no total?

PF - Em termos de participantes foram muitos, tivemos cerca de 100 inscrições (97), mais cerca de 50 pessoas que quiseram apoiar este evento solidário oferecendo prendas e cerca de 15 pessoas a nos ajudar a que chamamos de “Ajudantes do Pai Natal”, eles sabem quem são e foram eles que nos ajudaram a alcançar este sucesso, uma equipa maravilha.

OTV - Agora que já foi o evento, como classificaria e como avaliaria esta iniciativa? Acima das expetativas, abaixo ou correu como planeado?

PF - Pessoalmente adorei a experiencia, para mim foi também um pouco cansativo e ainda não tive tempo de “respirar”, pois falta-me desmontar, limpar e entregar as instalações que nos foram cedidas, mas em termos de expectativas e para um primeiro evento que foi apenas divulgado pelas redes sociais, com ajuda da comunicação social local e com a ajuda do S. Pedro, foi muito bom e acima das minhas expectativas, mas sinceramente acho que esta resposta deveria ser dada pelos participantes do evento.

OTV -  A Associação do Aivado muito principalmente na pessoa do Pedro tem dado a conhecer muito do concelho de Vila de Rei com várias atividades, e desenvolvido todo o tipo de atividades, sempre com excelente adesão por parte do público. Para o futuro quais as atividades e eventos previstos?

PF - Agradeço imenso a sua atenção, pessoalmente gosto muito de relações publicas, adoro falar e conhecer pessoas, uma das razões destes êxitos nos últimos anos tem muito a ver com as minhas vivencias, experiencias e o facto de eu gostar daquilo que faço e ainda do empenho que dedico a muitos destes eventos. No entanto tenho noção e uma dificuldade muito grande que é na distribuição de tarefas onde por vezes prejudico-me e sobrecarrego-me nesse sentido. Eu gostaria de estar presente em todas as tarefas, para me certificar que estão a ser feitas como as idealizei, no entanto tenho noção que não consigo estar em todo o lado e que preciso de trabalhar em equipa e assim conseguir melhores resultados.

Neste momento, e depois de 19 anos à frente da Direção da Associação do Aivado, já conto com algum currículo e alguma experiência, conto também com uma excelente equipa e amigos que gostam de nos ajudar, pois sem eles, nada disto seria possível.

Em termos de eventos, vamos tentar manter o nosso Plano de Atividades Recreativas, Culturais e Desportivas que propusemos levar em frente para 2023. Se não existir contratempos como vivemos nos últimos dois anos, temos um bom e sólido plano de atividades para regressar em força onde já está incluído o “2º Passeio Solidário dos Pais e Mães Natais Motards em Vila de Rei, No Centro de Portugal”

Venha 2023 com muita saúde, pois vontade não nos falta.

Fotografia de Pedro Farinha

Aproveito agora para agradecer a todas as Entidades que nos apoiaram, antes, durante e depois deste evento, foram eles:

Município de Vila de Rei, Junta de Freguesia de Vila de Rei, Restaurantes e Cafés aderentes, Fifty-Fifty, Tasquinha da Vila, Restaurante o Cobra, Ribeira da Vila, Tasco del Rey, Pastelaria Império, Quiosque Eurosol, Quiosque Tertúlia, (os participantes do evento tem descontos de 10% até ao final do mês de Janeiro nestes estabelecimentos na apresentação da nossa pulseira solidária dos Motards do Centro de Portugal) aos nossos patrocinadores de enchidos, Oliveira e Oliveira, Estrela da Beira, Incarcentro, Casel e ainda aos Bombeiros Voluntários de Vila de Rei e a todos aqueles que nos quiseram ajudar. (foram muitos e não tenho o contacto de todos), mas irei o fazer pessoalmente.

Em nome do Moto Clube Motards do Centro de Portugal, muito obrigado a todos com o nosso desejo de Boas Festas um excelente ano de 2023 e para o ano que vem, estamos lá outra vez!!! Ho..Ho..Ho.. Merry Christmas!!! Feliz Natal.

NOTA: Em termos de eventos dos Motards do Centro de Portugal brevemente vamos ter novidades, para já vamos manter segredo e estamos abertos a sugestões.

Uma vez mais a Olhares TV agradece ao Pedro Farinha toda a sua disponibilidade para esta entrevista e deseja que tudo corra bem e como tem idealizado para 2023, tal como todos os eventos que tem realizado até ao momento.

Com tecnologia do Blogger.