Últimas

ARTIGO DE OPINIÃO: "Ansiedade - O terror do século 21", por Telmo Martins

 


A ansiedade é cada vez mais um tema e uma forma de estar dos dias em que vivemos, e de como vivemos.

Ainda é tabu para muitos, doença para outros, mas a verdade é que a ansiedade nos desgasta e nos faz sentir medos e receios em qualquer lugar a qualquer hora.

Muitos são aqueles que nos dizem que quando estamos com ansiedade ou ataques de pânico, o melhor é pensar noutra coisa, ou não pensar em coisas más, ou ter calma, ou ainda a famosa frase do, "vais ver que isso já passa, nunca ninguém morreu por ter ansiedade".

Na verdade, a ansiedade é terrível e pode deixar as pessoas incapazes de lidar com situações e de fazer a sua vida diária. Sim pode parecer uma paranoia, sim muitas vezes somos considerados de maluquinhos e outras coisas parecidas. Mas na verdade, ser ansioso ou ansiosa, é um mal que cada vez afeta mais pessoas em Portugal e no Mundo. Ter ansiedade é sentir um aperto no peito, dores abdominais, receios, medos, pensamentos negativos, vontades de não fazer nada, dúvidas e incertezas. Ter ansiedade é ter de lidar com muita coisa que vai passando na nossa cabeça, e por vezes sofrer por antecipação sobre algo que nem sequer sabemos se vai acontecer ou não.

E quando temos aqueles pensamentos negativos e chatos que nos deixam com medo e indecisões, ou ainda aquela sensação de falta de ar e o pulso quase a rebentar de tão rápido que está.

É fácil estar a assistir a um ataque de ansiedade...difícil mesmo é ajudar alguém com um ataque de ansiedade.

Nunca se deve dizer a alguém que está ansioso ou ter um ataque de ansiedade para ter calma, ou dizer que já vai passar, ou que pense noutra coisa, ou como alguns dizem, tu não tens nada és só doidinho ou doidinha, isso não mata ninguém. Nunca digas isto a alguém com ansiedade.

Se te pedirem opinião, ai sim podes dar. Se te pedirem para desabafar, abraçar ou simplesmente estares sem fazer nada, apenas estando presente...aceita essa decisão da pessoa com o ataque de ansiedade.

Nem todos lidamos com a ansiedade da mesma forma. Existe quem goste de desabafar, quem solte uns palavrões para o ar, quem tente sorrir e esconder...mas existe também quem queira apenas estar calado e sozinho, e sim, deves sempre respeitar a decisão.

E lembra-te que não...não é fácil teres uma pessoa ansiosa como amiga, familiar ou até mesmo numa relação. Mas tens de saber lidar com isso, pois é a única forma de ajudares quem tens ao teu lado.

E sim, ao longo deste texto já me referi a mim, a nós e a pessoas com ansiedade..isto porque todos lidamos com os ataques de pânico e ansiedade de formas diferentes, nunca temos reações e pensamentos iguais.

Se me perguntarem se penso ganhar alguma coisa com a escrita deste texto, a minha resposta é não. Isto porque por vezes escrever sobre um tema, é só e apenas dar a conhecer a nossa opinião, e de certo que algumas pessoas vão criticar, outras ler, outras nem sequer ler e algumas até se vão identificar com alguns pontos aqui abordados.

Na verdade ser ansioso e ter ataques de ansiedade não é ser maluquinho ou doido, é ser uma pessoa normal que tem medos, receios, ansiedades, emoções alteradas, alteração de humor repentina, e tantas outras coisas. Mas acima de tudo, é ser uma pessoa normal.

Lidar com a ansiedade não é nem nunca foi fácil. São batalhas difíceis que temos de lutar contra elas, arranjar formas de colocar de lado, por vezes com métodos que conseguimos arranjar e outras vezes tem mesmo de ser com apoio médico, quer seja psicólogos ou neurologistas. Por isso se precisas de ajuda pede, antes que seja tarde para te poderes voltar a erguer.

Com tecnologia do Blogger.