Últimas

ABANDONADOS: "O Seminário Esquecido", por Francisco Almeida

Este Seminário foi construído em 1928 por 2 padres e aqui estudaram e foram ordenados 96 sacerdotes. Funcionou como Seminário Maior (onde se aprendia Filosofia e Teologia) até 1967.

Após a passagem para a faculdade de Teologia, o Seminário assumiu o papel de escola Apostólica, que terminou em 1981.

O Seminário era o centro de novidades para a população: telefone, rádio, televisão, cinema. Era também espaço onde se fazia teatro e uma fonte de rendimento local, pois não faltavam trabalhadores da região na Quinta e na casa.

Em 1988 deixa de ter qualquer função e é vendido passando de mão em mão até estar assim nos dias de hoje. Se bem que quem guarda o lugar fabrica lá vinho (Alvarinho) e vendem-no. Encontrei muitas garrafas ainda cheias.

Soube que alguns anos atrás antes do grande incêndio, um dos salões serviu para dar aulas de Karaté e ser sede do Rancho Folclórico.

O edifício é composto por 4 pisos, no r/c é onde está a imponente capela Neo-Manuelina que ainda conserva pouquíssimos vitrais e algum mobiliário de pau-Brasil digno da mais ilustre Abadia gótica.

Era no 1°andar que se situava a zona de convívio, sala de refeições e cozinha.

O resto dos pisos era rasgado por longos corredores que foram crismados com nomes de santos, sendo ladeados por muitos quartos onde se albergava os futuros padres.

Existia uma enorme escada de madeira que ligava os 3 últimos pisos que ficava iluminada pelos raios de luz que entravam pelas devastadas janelas que já lá não estão.

Tinha também um claustro arcado onde permanece ainda uma estátua de um padre que testemunha a sua índole de seminário.

No exterior tinha uma antiga carpintaria que também foi restaurada para eventos e casamentos.

76 anos depois do primeiro incêndio ardeu de novo de 25 para 26 de Julho de 2020. Deixando assim, o Seminário mais pobre e nu.

Nos últimos anos, houve um projeto para o converter numa unidade hoteleira, mas nada feito.


Podem ver + fotos:

Vídeo do Seminário:
https://youtu.be/ajtxuGTft54

Com tecnologia do Blogger.