Últimas

NACIONAL: Amieira do Tejo inaugura placa em homenagem a Saddam, o cão que ficou conhecido como o "Caminheiro da Amieira"

 


Parece uma história de um filme ou até mesmo de desenhos animados, mas o que vimos aqui é nada mais, nada menos que a verdadeira e pura realidade.

Saddam, um cão que ficou nacionalmente conhecido por ter sido abandonado na freguesia da Amieira do Tejo, e que ao longo de muitos anos acompanhou e ajudou muitos caminheiros que por ali passaram a fazer trilhos, e que muita companhia e muito querido era pelos habitantes da aldeia.

Para os habitantes de Amieira do Tejo, este cão era um verdadeiro símbolo daquela zona, bem como que um membro da família de cada um, desde que ali foi deixado pela altura em que era derrubado o regime de Saddam Hussein no Iraque.

A 21 de novembro do ano passado vinha a triste noticia para todos os que por ali passaram e conheceram este cão, bem como que para todos os habitantes....alguém cujo carro não foi identificado, havia passado de madrugada e atropelado mortalmente o "embaixador" da Amieira do Tejo.

Quase um ano depois, ontem, 21 de agosto de 2021 foi pelas 15 horas inaugurada a placa em homenagem a Saddam "O Caminheiro da Amieira", onde consta a data do seu falecimento, nome e uma fotografia do mesmo.

Esta ideia partiu de Lúcio Cruz que tão bem conhece a zona e conhecia o cão, segundo nos conta o próprio "esta era uma ideia que após a morte do Saddam sempre tive, e ontem foi concretizada depois de ter mandado fazer a placa na zona de Leiria, e de o meu pai a ter colocado no local". Questionado sobre se esteve algum membro da autarquia ou junta de freguesia presente nesta homenagem, Lúcio Cruz lamenta dizendo que "infelizmente apareceu apenas a população e alguns caminheiros que por aqui passavam ou com o Saddam privaram, era do conhecimento da Junta de Freguesia, mas para grande infelicidade nossa por volta da hora de inauguração começou a arder um palheiro aqui na aldeia".

Todos os habitantes de Amieira do Tejo e caminheiros que por lá passaram e se cruzaram com este cão, que era um símbolo autêntico da aldeia o lembram com grande alegria que tinha cada vez que recebia as pessoas e lhes mostrava a aldeia e os trilhos nela ainda hoje presentes. Afinal de contas, muitos eram os que ali se deslocavam muitas vezes não para fazer os trilhos, mas sim para conhecer este cão.

Quem quiser ver a placa de homenagem a Saddam pode a qualquer hora e dia da semana ou fim de semana fazê-lo, estando a mesma colocada junto à Junta de Freguesia.

Para a Olhares TV, que não tendo tido o gosto de conhecer este que foi e irá continuar a ser um símbolo da Amieira do Tejo, apenas temos a dizer..."Ainda existem gestos que valem uma vida, ainda existem gestos que nos mostram que a humanidade existe e não está perdida!".



Com tecnologia do Blogger.