Últimas

VILA DE REI: Rastreios gratuitos à Diabetes tipo 2 no Centro de Saúde até 6 de abril



A Unidade de Cuidados na Comunidade de Vila de Rei deu início hoje, 26 de março, a uma campanha de rastreios da Diabetes tipo 2 no Centro de Saúde de Vila de Rei.

A iniciativa é gratuita e aberta a todos os inscritos no Centro de Saúde entre os 20 e os 79 anos de idade e vai continuar até ao dia 6 de abril nos seguintes horários: 27 e 28 de março – 09h às 12h; 29 de março – 11h às 12h e 14h às 17h; 2, 3 e 4 de abril – 9h às 12h; 5 de abril – 14h às 17h; 6 de abril – 9h às 12h e 14h às 16h.

A diabetes constitui hoje um dos maiores desafios da saúde pública e está reconhecida pelos organismos internacionais da saúde como uma epidemia. Está relacionada com a combinação de um conjunto de fatores genéticos, comportamentais e sociais, e as suas complicações constituem uma ameaça séria á sobrevivência e bem-estar de um crescente número de pessoas.

Em Portugal, mais de um milhão de pessoas vive com diabetes e mais de 2 milhões têm um risco elevado de a vir a desenvolver (pessoas com tolerância diminuída à glicose ou com alteração da glicemia de jejum, estádios considerados pela OMS como de hiperglicemia intermédia ou pela Associação Americana de Diabetes como de pré‐diabetes). Ou seja, cerca de 40% da população entre os 20 e os 79 anos tem uma situação de disglicemia, diabetes ou hiperglicemia intermédia.

A diabetes tipo 2, a mais prevalente e a que mais tem aumentado, pode ser prevenida ou, pelo menos, o seu aparecimento pode ser atrasado de modo significativo.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.