Últimas

ABRANTES: Igreja de S. João Batista recebeu Concerto de Ano Novo


Fotografia de CM Abrantes

Recriação do espírito do concerto original de ano novo, apresentado anualmente na emblemática sala Musikverein, em Viena.

Sinopse
O Mundo inaugura a chegada de um novo ano com o célebre concerto que a Orquestra Filarmónica de Viena protagoniza na histórica Musikverein. Mais do que uma manifestação artística ímpar ou a comemoração de uma nova página do ciclo da vida, este concerto celebra o milagre da Música enquanto elemento unificador. A sua génese, no formato próximo do que conhecemos, leva-nos aos alvores do Holocausto. Em 1939, Clemens Krauss dirigiu o primeiro destes concertos, trazendo-lhe a contemporaneidade uma das mais obscuras criações da Humanidade, a II Guerra Mundial. Desde então foi suspenso apenas uma vez, em 1945, devido à parcial destruição da sala em virtude dos ataques aéreos das forças aliadas. É hoje transmitido em quase uma centena de países e visto por mais de um bilião de pessoas! A partir de Viena o mundo dança, numa mensagem de Paz, Esperança e Felicidade à escala planetária.

Paralelamente, o programa que tipicamente associamos a este fenómeno, no qual se encontra espelhada a alegria em todo o seu esplendor, nasce de uma conflituosa relação entre um pai e um filho, nomeadamente Johann Strauss I e Johann Strauss II. Um duelo de egos, talentos, sucessos e fracassos forjou cada nota escrita... É, pois, neste contexto adverso que a Arte Musical se sobrepôs às vicissitudes que marcaram o nascimento do Concerto de Ano Novo. A Música cumpriu o seu desígnio de elevar a Humanidade acima da sua condição mundana.

O Concerto de Ano Novo que Abrantes acolherá no próximo dia 6 de Janeiro, protagonizado pela Orquestra Promenade, constituída pelos melhores músicos das principais orquestras nacionais, premiados em concursos internacionais, terá a direção a cargo do Maestro Joshua dos Santos, um dos mais prestigiados maestros, da nova geração, no panorama artístico internacional.
Direção Musical - Joshua dos Santos.

Joshua dos Santos destaca-se como um dos jovens maestros mais reconhecidos internacionalmente após a sua estreia internacional no Carnegie Hall de Nova York para as Voces del Festival América Latina, com o Projecto Mahler, com a Orquestra Sinfónica Simón Bolívar, sendo assistente de Gustavo Dudamel, assim como também a Filarmónica de Los Angeles, e as suas diversas actuações na América do Sul, Estados Unidos, Ásia e Europa.


Dos Santos, um discípulo do maestro José Antonio Abreu, ganhou reconhecimento pela sua versatilidade e experiência no palco. Desenvolveu os seus conhecimentos musicais no Sistema Nacional de la Juventud, Infancia Orquestras e Coros da Venezuela.

A sua estreia como maestro aconteceu aos 15 anos, dirigindo a ópera de Pietro Mascagni Cavalleria Rusticana. Trabalhou como diretor musical com a Orquestra Sinfónica da Juventude do Estado de Vargas (2001-2002) e realizou uma intensa gestão de trabalho social da música com a Orquesta Sinfónica Juvenil de Carabobo (2002-2009).

Durante a temporada 2010-2011 participou numa tournée nacional de concertos incluindo uma participação no XVI Festival Latinoamericano de Música de Caracas, onde dirigiu a Orquestra Sinfónica Simón Bolívar (SBSO) numa estreia mundial de várias obras latino-americanas. Dos Santos é grande conhecedor do repertório universal contemporâneo e realiza regularmente obras venezuelanas e latino-americanas como meio de promover a sua difusão.

Actuou como maestro no espectáculo do comediante Emilio Lovera "Emilio Lovera Sinfónico" (2006), na tourné sinfónica Huáscar Barradas "Inédito" (2009-2010) assim como com o flautista mundialmente famoso Pedro Eustache (2012).

Em 2016, Dos Santos dirigiu a estreia mundial americana de várias obras encomendadas pelo Carnegie Hall, assim como novas composições para a 17ª edição do Festival de Música Latino-Americana.

Trabalhou em estreita colaboração com os maestros Carlos Dutuoit, Neeme Järvi, Pablo Heras-Casado, dirigindo a Orquestra Filarmónica de Los Angeles, para a série “Concertos de Jovens” na Sala de Concertos Walt Disney em Los Angeles. Dos Santos também colabora de forma regular com o maestro Gustavo Dudamel como maestro assistente durante as tournées internacionais da SBSO.
Joshua dos Santos foi aplaudido recentemente como o único artista latino-americano que dirigiu a Orquesta Filarmónica Łódż durante as celebrações do 100 aniversário do nascimento do compositor polaco Witold Lutoslawski e no Centenario Semana Lutoslawski na Polónia.

Dos Santos nasceu em Caracas. Passou a sua infância em Valencia, onde foi premiado com o título de “Joven del Año” pelo diário regional “El Carabobeño”. Recebeu a sua educação musical no Centro de Música Gustavo Celis Saune da Universidade Estadual de Carabobo, no Conservatório de Música de Carabobo e na Escola de Música Lozano Sebastián Echeverría. Foi também membro da secção de violoncelo da Orquestra Sinfónica Nacional Infantil da Venezuela, participando de concertos em toda a Europa e América Latina.

Reportório
I PARTE
G. F. Haendel - Marcha da Ópera “Scipione” HWV 20
Pedro António Avondano - Sinfonia em Fá M
F. Schubert - Momento Musical Nr. 3 em Fá menor, op. 94
Scott Joplin - Country Club
G. Gershwin - I Got Rhythm
Johannes Richardy - Harlequin Polka
J. Brahms - Dança Húngara Nr.1
Dança Húngara Nr.5
Leroy Anderson - Pink Plank Plunk
César Guerra Peixe - Mourão
J. Offenbach - Orfeu nos Infernos, Galop Infernal (Can Can)

II PARTE
Johann Strauss II
- Trisch Trasch Polka
- Valsa do Imperador
- Valsa Vozes da Primavera
- Danúbio Azul
- Vinho, Mulheres e Música
- Pizzicato Polka
- Du und Du
- Radetzky March
Com tecnologia do Blogger.